Estrutura Organizacional
- Marcelo Soares

- 20 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Fala pessoal, tudo joia? No bate-papo de hoje, falaremos sobre o conceito de Estrutura Organizacional, um tópico introdutório da Função de Organização.
O que é a Estrutura Organizacional?
A estrutura organizacional define toda a infraestrutura de trabalho de uma organização: como o trabalho será dividido entre as unidades organizacionais, indica aos integrantes da empresa o que devem fazer e o que não devem fazer (através da descrição de cargos, normas e regulamentos), estabelece o processo de tomada de decisão e define como ocorrerá a harmonização e integração das unidades administrativas.
Nas palavras de Stoner (1992), a estrutura organizacional representa a forma como as atividades e recursos são divididos, organizados, integrados e coordenados numa organização. De maneira mais simples: a estrutura organizacional é a base de funcionamento de uma organização.
Dizemos que uma estrutura organizacional é eficaz na medida em que facilitar o alcance dos objetivos pelas pessoas e é eficiente se o faz com os mínimos recursos ou custos.
Para que se possa construir uma estrutura organizacional eficaz e eficiente é preciso desenvolver quatro sistemas componentes:
Sistema de responsabilidades: constituído em decorrência da alocação das atividades. Dentro desse sistema estudamos temas como a departamentalização; linha e assessoria e especialização do trabalho.
Sistema de autoridade: constituído em decorrência da distribuição do poder. Nesse sistema estudamos assuntos como amplitude administrativa, níveis hierárquicos, delegação, descentralização e centralização;
Sistema de comunicações: constituído como resultado da interação entre as unidades. Desse sistema estudamos temas como elementos da comunicação organizacional (emissor, canal, receptor, ruídos, etc.).
Sistema de decisão: constituído como resultado da forma como as decisões são tomadas. O estudo do processo decisório é o aspecto mais relevante desse sistema.
Como Estrutura Organizacional é cobrada em questões:
FAPESE – UFS – Assistente em Administração -2018)
São componentes da Estrutura Organizacional os seguintes sistemas, EXCETO:
a) Sistema de responsabilidade: departamentalização, linha e assessoria e especialização do trabalho.
b) Sistema de autoridade: amplitude administrativa, controle, níveis hierárquicos e delegação.
c) Sistema informais: comunicação informal, relacionamentos amorosos, grupos por afinidade.
d) Sistema de comunicação: o que, como, quando, de quem e para quem comunicar.
e) Sistema de tomada de decisão: quem decide o que, centralização e descentralização.
COMENTÁRIO:
Dentre os sistemas componentes da Estrutura Organizacional temos: sistema de responsabilidades, sistema de autoridade, sistema de comunicações e sistema de decisão. Vamos relembrar:
Sistema de responsabilidades: constituído em decorrência da alocação das atividades. Dentro desse sistema estudamos temas como a departamentalização; linha e assessoria e especialização do trabalho.
Sistema de autoridade: constituído em decorrência da distribuição do poder. Nesse sistema estudamos assuntos como amplitude administrativa, níveis hierárquicos, delegação, descentralização e centralização;
Sistema de comunicações: constituído como resultado da interação entre as unidades. Desse sistema estudamos temas como elementos da comunicação organizacional (emissor, canal, receptor, ruídos, etc.).
Sistema de decisão: constituído como resultado da forma como as decisões são tomadas. O estudo do processo decisório é o aspecto mais relevante desse sistema.
Dentre as alternativas, a única que não apresenta corretamente um sistema componente da Estrutura Organizacional é a alternativa C.
GABARITO: C
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