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Função de Direção: Conceito e Abrangência

Atualizado: 20 de mar.


Fala pessoal, tudo joia? O bate papo de hoje é sobre o conceito e abrangência da Função de Direção.



O Conceito de Função de Direção


A função administrativa de direção se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Em essência, dirigir pessoas significa ser capaz de motivar e liderar os subordinados. Para tanto, a comunicação é um elemento-chave.

           Vejamos alguns conceitos da função administrativa de direção consolidados por Idalberto Chiavenato:

  • Dirigir significa influenciar, ou seja, é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nas direções adequadas, envolvendo o desempenho de quatro atividades principais, liderando, motivando, atuando sobre grupos e comunicando.

  •  Dirigir é o processo de dirigir esforços coletivos para um propósito comum

  •  Dirigir é a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas e da utilização dos recursos e competências organizacionais.

 

           Algumas palavras e atividades-chave nos ajudam a identificar a função administrativa de direção, vejamos:

 

Palavras-chave:  designar pessoas, supervisão dos trabalhadores, liderar os subordinados, motivar os subordinados, indicar o comportamento dos indivíduos no sentido dos objetivos, promover o espírito de equipe.


Abrangência da Função de Direção


Assim como ocorre com todas as funções administrativas, a função de direção também abrange todos os níveis organizacionais. Em cada nível organizacional assume características peculiares, as quais podemos consolidar na tabela abaixo:

Abrangência da Função de Direção

Questões sobre direção:


CESPE – FUNPRESP – Analista Administrativo – 2016)

Um dos objetivos da função administrativa de direção é promover o envolvimento das equipes e estimular a motivação das pessoas para o alcance de resultados satisfatórios.

COMENTÁRIO:

O enunciado apresenta corretamente o objetivo da função administrativa de direção, qual seja o de direcionar os esforços coletivos para um objetivo ou propósito comum.

GABARITO: Certo

 

FEPESE – JUCESC – Analista Técnico em Gestão – 2006)

De forma abrangente, as funções administrativas formam o processo administrativo de uma organização.

Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale a opção que representa uma das atividades da função administrativa de Direção:

a)  Alocar os recursos;.

b)  Avaliar o desempenho;.

c)  Designar as pessoas;.

d)  Formular objetivos;.

e)  Programar atividades.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. Função administrativa de organização.

Alternativa B. Errado. Função administrativa de controle.

Alternativa C. Certo. Designar as pessoas é uma atividade realizada no âmbito da função administrativa de direção.

Alternativa D. Errado. Função administrativa de planejamento.

Alternativa E. Errado. Função administrativa de planejamento.

GABARITO: C


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