Função de Direção: Conceito e Abrangência
- Marcelo Soares
- 19 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Fala pessoal, tudo joia? O bate papo de hoje é sobre o conceito e abrangência da Função de Direção.
O Conceito de Função de Direção
A função administrativa de direção se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Em essência, dirigir pessoas significa ser capaz de motivar e liderar os subordinados. Para tanto, a comunicação é um elemento-chave.
Vejamos alguns conceitos da função administrativa de direção consolidados por Idalberto Chiavenato:
Dirigir significa influenciar, ou seja, é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nas direções adequadas, envolvendo o desempenho de quatro atividades principais, liderando, motivando, atuando sobre grupos e comunicando.
Dirigir é o processo de dirigir esforços coletivos para um propósito comum
Dirigir é a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas e da utilização dos recursos e competências organizacionais.
Algumas palavras e atividades-chave nos ajudam a identificar a função administrativa de direção, vejamos:
Palavras-chave: designar pessoas, supervisão dos trabalhadores, liderar os subordinados, motivar os subordinados, indicar o comportamento dos indivíduos no sentido dos objetivos, promover o espírito de equipe.
Abrangência da Função de Direção
Assim como ocorre com todas as funções administrativas, a função de direção também abrange todos os níveis organizacionais. Em cada nível organizacional assume características peculiares, as quais podemos consolidar na tabela abaixo:
Questões sobre direção:
CESPE – FUNPRESP – Analista Administrativo – 2016)
Um dos objetivos da função administrativa de direção é promover o envolvimento das equipes e estimular a motivação das pessoas para o alcance de resultados satisfatórios.
COMENTÁRIO:
O enunciado apresenta corretamente o objetivo da função administrativa de direção, qual seja o de direcionar os esforços coletivos para um objetivo ou propósito comum.
GABARITO: Certo
FEPESE – JUCESC – Analista Técnico em Gestão – 2006)
De forma abrangente, as funções administrativas formam o processo administrativo de uma organização.
Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale a opção que representa uma das atividades da função administrativa de Direção:
a) Alocar os recursos;.
b) Avaliar o desempenho;.
c) Designar as pessoas;.
d) Formular objetivos;.
e) Programar atividades.
COMENTÁRIO:
Alternativa A. Errado. Função administrativa de organização.
Alternativa B. Errado. Função administrativa de controle.
Alternativa C. Certo. Designar as pessoas é uma atividade realizada no âmbito da função administrativa de direção.
Alternativa D. Errado. Função administrativa de planejamento.
Alternativa E. Errado. Função administrativa de planejamento.
GABARITO: C
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