Teoria Bidimensional da liderança
- Marcelo Soares
- 18 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Hoje, conversaremos sobre Estudos da Universidade de Michigan, a teoria Bidimensional.
A teoria bidimensional da Universidade de Michigan
A teoria bidimensional da Universidade de Michigan, também conhecida como a Teoria de Michigan, refere-se a um modelo conceitual desenvolvido por Rensis Likert e seus colegas na Universidade de Michigan nas décadas de 1950 e 1960. Essa teoria foi originalmente aplicada à pesquisa organizacional e de gestão, e tem como objetivo entender o comportamento humano nas organizações.
A teoria bidimensional de Michigan postula a existência de dois principais tipos de comportamento em organizações:
Os líderes denominados de estrutura de iniciação (preocupados com a estruturação e organização do trabalho, das tarefas a serem executas) nos estudos de Michigan são denominados de líderes orientados para tarefas.
Os líderes denominados de consideração (líder preocupado em apoiar e estimular os liderados, preocupado em construir relacionamentos baseados em respeito e confiança) são denominados de líderes orientados para as pessoas/relacionamento.
Vamos fixar com algumas questões
FCC - DPE-AM - Assistente Técnico de Defensoria - Assistente Técnico Administrativo - Tabatinga– 2018)
Entre as abordagens clássicas sobre a liderança nas organizações, destaca-se a Teoria Bidimensional, que apresenta
a) a contraposição entre líder eficaz e líder eficiente, a qual resulta em dois estilos gerenciais correspondentes.
b) dois tipos de líderes: os autocráticos, que atuam de forma coercitiva, e os democráticos, que atuam de forma colaborativa.
c) duas formas possíveis de atuação do líder, que podem ser acionadas conforme a circunstância: indução e coerção.
d) duas dimensões do comportamento do líder: orientação para o funcionário e orientação para a produção (tarefa).
e) dois tipos de líderes: centralizador e coordenador, cada qual adequado aos diferentes graus de maturidade dos liderados.
COMENTÁRIO:
A única alternativa que descreve as duas dimensões da teoria bidimensional é a letra D. Orientação para funcionário (pessoas) e para produção (tarefas).
GABARITO: D
FCC - ALESE - Analista Legislativo – Administração-2018)
Um dos conhecidos estudos sobre o fenômeno da liderança em ambientes corporativos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por Rensis Likert, dando origem à Teoria Bidimensional, a qual
a) identifica duas facetas do comportamento do líder, uma centrada nas preocupações com a tarefa, e outra nas relações pessoais com a equipe.
b) classifica o líder de acordo com suas características inatas, apontando duas categorias: líder diretivo e líder catalisador.
c) busca conjugar as duas dimensões do fenômeno da liderança, inata e adquirida, para alcançar o modelo ideal para cada líder no contexto da organização em que atua.
d) propõe que a adequada correlação entre ações apoiadoras e medidas coercitivas leva ao “ponto ótimo” de atuação do líder eficaz.
e) predica que a liderança somente será eficaz se o líder souber conjugar as duas dimensões básicas de atuação: grau de tensão do ambiente e grau de resiliência da equipe.
COMENTÁRIO:
A única alternativa que descreve as duas dimensões da teoria bidimensional é a letra A. Preocupações com as tarefas e preocupação com as relações pessoais.
Gabarito: A
CESPE – STJ – Analista Judiciário – 2015)
Os estilos de liderança podem ser classificados em duas dimensões: orientação para relacionamentos, que engloba os estilos dominante, diretivo e autocrático; e orientação para tarefas, com a classificação em estilos participativo, estimulador e apoiador.
COMENTÁRIO:
O enunciado inverte as coisas. A orientação para relacionamentos engloba os estilos democrático e liberal. A orientação para tarefa engloba o estilo autocrático.
Gabarito: ERRADO
Se você quer dominar Administração para concursos públicos, tenho uma solução completa para você! O curso Formação Faixa Preta ensina Administração (geral, pública e gestão de pessoas) do ZERO ao avançado, sendo ideal tanto para iniciantes quanto para quem já estuda e quer consolidar o conhecimento. Desenvolvido pelo Prof. Marcelo Soares, que tem anos de experiência como concurseiro, esse curso garante que, no final, você estará acertando no mínimo 90% das questões de administração nas provas.
E mais, se você gosta de material gratuito sobre Administração para concursos públicos, incluindo aulas completas sobre os tópicos mais cobrados, não deixe de conferir o canal do Prof. Marcelo Soares no Youtube, com lives semanais toda quinta-feira.