Processo Decisório: Elementos da Decisão
- Marcelo Soares

- 21 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
E ai, tudo joia? O bate papo de hoje é sobre os elementos da decisão do processo decisório.
Elementos da Decisão
Todos nós temos uma noção bem razoável do que seja tomar uma decisão, afinal, fazemos isso o tempo todo. Decidir, basicamente, é escolher entre alternativas disponíveis o curso de ação que a empresa/indivíduo irá seguir.
Desligar a televisão para sentar a bunda na cadeira e estudar é uma decisão.
Buscar um cargo público em vez de um emprego na iniciativa privada é uma decisão. Até mesmo pedir água em vez de refrigerante na hora do almoço se molda ao conceito de decisão.
“Ah Marcelo, muitas das coisas que você falou não são exatamente escolhas. Estou fazendo concurso público porque não consegui uma boa oportunidade na iniciativa privada.”
Ótima ponderação queridão(ona).
De fato, muitas vezes existem circunstâncias que afetam nossa liberdade de escolha sobre alternativas disponíveis. Essas limitações provocadas pelas circunstâncias são normais e ocorrem em todos os tipos de decisão e é exatamente, por isso que dizemos que a decisão é um processo sistêmico e contextual. Em português claro: ao decidir consideramos as circunstâncias que envolvem a decisão e como essa decisão reflete em outras decisões.
Isso está claro para você?
Quando decidiu passar em um concurso público, automaticamente, isso afetou diversas outras decisões. Diminuir o tempo de lazer, desenvolver a disciplina para o estudo, ler mais e mais, fazer questões etc. Certamente não preciso ensinar o padre a rezar a missa. Você sabe muito bem os sacrifícios que têm enfrentado. Entretanto, quero insistir um pouco no assunto para que compreenda os elementos de uma decisão e, por isso eu te pergunto: Por quê? Por que você optou por fazer tantos sacrifícios para passar em um concurso público?
Eu não sei exatamente o que você vai me responder, mas tenho certeza de que você tem um excelente objetivo que não se resume em simplesmente “passar em um concurso”. O meu objetivo ao iniciar os estudos era ajudar meus pais, que trabalhavam muito e mesmo assim mal conseguiam pagar as contas básicas.
O ponto é: você tem um objetivo. Esse objetivo ultrapassa o simples resultado de “passar em um concurso”. Com essa distinção (objetivo x resultado), fica fácil compreender os seis elementos clássicos da tomada de decisão segundo Herbert Simon.
Segundo ele, os seis elementos da decisão são:
O tomador de decisão: a empresa/indivíduo que faz a escolha entre as alternativas de ação.
Os objetivos: refletem o que o tomador de decisão pretende alcançar com as ações que empreende a partir da decisão.
As preferências: refletem os critérios que o tomador de decisão usa para fazer a decisão.
A estratégia: o curso da ação que tomador de decisão adota para atingir seus objetivos.
A situação: aspectos e circunstâncias que envolvem o tomador de decisão e afetam a decisão.
O resultado: corresponde a consequência da adoção de uma estratégia.
Apesar de tecnicamente diferentes na lição de Herbert Simon, por vezes, as bancas organizadoras tratam os conceitos de objetivos da decisão e resultados como sinônimos.
Questão sobre Elementos da Decisão
ESAF – MTUR – Analista Técnico - Administrativo – 2014
Relacione as duas colunas abaixo e a seguir selecione a opção que representa a sequência crescente de elementos de decisão.
a) 1, 2, 3, 5, 4
b) 3, 4, 2, 1, 5
c) 4, 1, 5, 2, 3
d) 3, 5, 4, 2, 1
e) 4, 5, 2, 4, 1
COMENTÁRIO:
Aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão = 3. Situação da decisão
Curso de ação = 5. Estratégia
Critérios que tomador usa = 4. Preferências de decisão
Resultado que o tomador deseja atingir = 2. Objetivo de decisão. Tecnicamente, o objetivo vai além dos resultados. Trata-se do que se pretende alcançar com os resultados, porém, em provas, aceite como sinônimos.
Condições de incerteza, risco e certeza que existem no ambiente = 1. Estado da natureza da decisão. Quanto maior o nível de informação disponível, maior será a condição de certeza da decisão (menor o nível de risco).
GABARITO: D
Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração para concursos públicos, sugiro que conheça o Administração em esquemas, nosso curso focado 100% em materiais de revisão (mapas mentais e flashcards) para quem quer consolidar o que vem aprendendo com os estudos de administração.
Além disso, caso você ainda esteja iniciando na caminhada dos estudos de administração, eu tenho uma solução: o curso de Formação Faixa Preta FGV te ensina Administração (geral e pública) do ZERO, desenvolvido pelo Prof. Marcelo Soares, baseado nos seus muitos anos de concurseiro, e te garanto que no final você vai estar acertando no mínimo 90% das questões de administração das provas.
E mais, se gosta de material gratuito de Administração para concursos públicos, incluindo aulas completas sobre os tópicos mais cobrados, não deixa de conferir o canal Prof. Marcelo Soares no Youtube, com lives de aulas completas dos tópicos mais cobrados de Administração para concursos toda quinta-feira.




Comentários