Tipos de Planejamento: tópico muito cobrado!
- Marcelo Soares
- 27 de dez. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
E ai, tudo joia? O artigo de hoje é sobre um dos temas mais cobrados dentre os tópicos de Administração para concursos públicos, os Tipos de Planejamento.
Esse tópico é um queridinho de bancas como FGV e CESGRANRIO e com toda certeza estará dentre os tópicos cobrados nas disciplinas de adm, então, se você irá prestar concurso para cargos administrativos, você precisa saber isso!
Então simbora:
Tipos de Planejamento
A classificação dos tipos de planejamento utiliza como critério de classificação o nível organizacional no qual o planejamento é elaborado.
Entendendo quais são os níveis organizacionais fica fácil relacionar os tipos de planejamento.
O nível organizacional estratégico produz um planejamento estratégico. O nível organizacional tático produz um planejamento tático (também conhecido como planejamento administrativo ou funcional) e, por fim, o nível organizacional operacional produz o planejamento operacional.
Características dos Tipos de Planejamento
O que precisamos aprender são as características de cada um desses tipos de planejamento. Utilizando a obra de Chiavenato (2015), conseguimos moldar o quadro abaixo:
Essa classificação é utilizada para ressaltar características do planejamento de acordo com o nível organizacional no qual ele é elaborado. Isso não significa que sejam planejamentos independentes.
Na verdade, o planejamento estratégico é o que dá o rumo para toda organização e aos poucos, a partir dele, vão ocorrendo os desdobramentos do planejamento estratégico em planejamentos táticos e operacionais. Tudo bem?
Vamos detalhar as principais características de cada um desses tipos de planejamento:
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é aquele elaborado pela alta administração (nível estratégico). Trata-se de um processo compreensivo (envolve toda a organização) de adaptação da organização ao ambiente. Por meio do planejamento estratégico busca-se a construção de consenso e de aprendizagem organizacional.
É um planejamento genérico e sintético e que busca orientar toda a organização para o longo prazo.
Planejamento Tático
O planejamento tático envolve determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. Enquanto o planejamento estratégico estende-se a longo prazo, o planejamento tático foca no médio prazo.
O administrador utiliza o planejamento tático para delinear o que o departamento deve fazer para que a organização alcance os resultados. Segundo Chiavenato, os planos táticos geralmente são elaborados para as áreas de produção, marketing, gestão de pessoas e finanças.
Planos de produção: envolvem métodos e tecnologias necessárias para que as pessoas realizem seus trabalhos, o arranjo físico do trabalho e os equipamentos necessários.
Planos financeiros: responsáveis pela captação e aplicação do dinheiro necessário para as operações da organização.
Planos de marketing: envolvem os requisitos para vender e distribuir bens e serviços no mercado.
Planos de recursos humanos: relacionam-se com o recrutamento, seleção e treinamento das pessoas da organização.
Ainda dentre os planos táticos, destacam-se as políticas.
Políticas: constituem exemplos de planos táticos que funcionam como guias gerais de ação, além de contribuírem para a tomada de decisão. As políticas constituem afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e visam a oferecer rumos para as pessoas dentro da organização.
Planejamento Operacional
O planejamento operacional está voltado para o curto prazo e cobre cada uma das tarefas ou operações de maneira individual. Preocupa-se com “o que fazer” e em “como fazer” as atividades cotidianas. De maneira geral, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e as operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.
Os planos operacionais estão voltados para eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Quanto aos planos operacionais, existem quatro tipos que são “queridinhos” das bancas organizadoras. As questões costumam misturar o tipo de plano operacional ao assunto a que ele se refere:
Procedimentos: planos operacionais que definem e descrevem métodos
Orçamentos: planos operacionais que se relacionam a dinheiro.
Programas ou programações: planos operacionais que associam as atividades a serem realizadas ao tempo.
Regulamentos: planos operacionais que normatizam o comportamento das pessoas na organização.
Resumo em Esquema
Questões resolvidas sobre Tipos de Planejamento
FGV – IBGE – Analista (Recursos Materiais) – 2016)
O planejamento, como função administrativa, pode ser aplicado segundo formas e metodologias distintas nas organizações. Nesse sentido, segundo sua abrangência e temporalidade, pode ser classificado segundo três níveis organizacionais, que são:
a) estratégico, prático e operacional;
b) estratégico, tático e operacional;
c) teórico, prático e operacional;
d) teórico, tático e programático;
e) horizontal, vertical e matricial.
COMENTÁRIO:
Os planejamentos, de acordo com os níveis organizacionais, podem ser classificados em: estratégico, tático e operacional.
GABARITO: B
CESPE – IPHAN – Analista I – 2018)
O planejamento tático é aquele que ocorre no nível institucional e que prevê um mapeamento ambiental.
COMENTÁRIO:
O planejamento que ocorre no nível institucional e que possui forte relação com o ambiente externo é o planejamento estratégico e não o planejamento tático.
GABARITO: ERRADO
FGV – IBGE – Analista (Análise de Projetos) – 2016)
O processo de planejamento de uma organização deve-se orientar pelo estabelecimento dos meios necessários para a realização dos objetivos organizacionais traçados para o período de vigência do plano. Nesse processo:
a) o nível estratégico trata das decisões relacionadas às unidades administrativas, no qual se desdobram as diretrizes estratégicas para cada setor da organização;
b) o nível tático trata das decisões da organização, que a envolvem como um todo e têm um alcance a longo prazo;
c) o nível operacional toma as decisões de curto prazo, que cuidam da tradução das orientações táticas para os planos de execução das atividades cotidianas;
d) o nível tático estabelece as atividades e recursos que serão utilizados para realizar os objetivos estratégicos da organização;
e) o nível estratégico toma as decisões cujo impacto acontecem no médio prazo e servem de orientação para a base da pirâmide de gestão.
COMENTÁRIO:
Alternativa A. Errado. O nível estratégico trata das decisões que envolvem toda a organização e não apenas um setor.
Alternativa B. Errado. A alternativa apresenta característica do planejamento estratégico e não do planejamento tático.
Alternativa C. Correto. Ótima conceituação do planejamento operacional. É importante ressaltar que o planejamento estratégico se desdobra em planejamentos táticos, os quais são desdobrados mais uma vez em planejamentos operacionais.
Alternativa D. Errado. A definição de atividades e recursos ocorre no menor nível de planejamento: operacional.
Alternativa E. Errado. O foco do planejamento estratégico é no longo prazo e este serve de orientação para toda a organização.
GABARITO: C
Caso você ainda esteja iniciando na caminhada dos estudos de administração, eu tenho uma solução: o curso de Formação Faixa Preta te ensina Administração (geral e pública) do ZERO, desenvolvido pelo Prof. Marcelo Soares, baseado nos seus muitos anos de concurseiro, e te garanto que no final você vai estar acertando no mínimo 90% das questões de administração das provas.
E mais, se gosta de material gratuito de Administração para concursos públicos, incluindo aulas completas sobre os tópicos mais cobrados, não deixa de conferir o canal Prof. Marcelo Soares no Youtube, com lives de aulas completas dos tópicos mais cobrados de Administração para concursos toda quinta-feira.